próximo em L.A

Jogos Olímpicos Paris 2024 encerram com grande festa e protagonismo dos atletas

Brasil festeja segunda melhor participação da história e presencia a passagem de bastão para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028

Do HOJE EM DIA*
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/08/2024 às 19:41.
 (Oswaldo Loureiro/COB)
(Oswaldo Loureiro/COB)

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 chegaram ao fim oficialmente. Neste domingo (11), o icônico Stade de France recebeu a Cerimônia de Encerramento do maior evento multiesportivo do mundo. E o Time Brasil foi bem representado no desfile puxado pelas campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, porta-bandeiras inéditas e históricas, uma vez que se tornaram a primeira dupla feminina a conduzir a bandeira brasileira em uma Cerimônia dos Jogos.

“Felicidade de finalizar tudo o que a gente viveu na Olimpíada. Ter esse momento com a bandeira foi especial e muito lindo”, ressaltou Duda, logo após ter entrado no Stade de France com a bandeira brasileira.

“Eu ainda estou em êxtase. Muito emocionada por ter essa representatividade tão grande com essa honra de ser porta-bandeira. Agora nós ‘zeramos’ a vida”, completou, emocionada  e brincando, Ana Patrícia.

Os Jogos de Paris foram marcados pelo protagonismo feminino da delegação brasileira desde o início, uma vez que as mulheres representaram 55% do Time Brasil, um marco histórico. Além disso, das 20 medalhas brasileiras nos Jogos Olímpicos Paris 2024, 12 foram femininas, inclusive as três de ouro, com Duda e Ana Patrícia, no vôlei de praia, Rebeca Andrade, no solo da ginástica artística, e Beatriz Souza, no judô.

O Brasil, por sinal, despede-se de Paris com a segunda melhor campanha da história ao conquistar as três medalhas de ouro, sete de prata e 10 de bronze. O desempenho foi superior ao da Rio 2016 em número total de medalhas (19) e atrás apenas de Tóquio 2020 (21). Além disso, a delegação brasileira se confirmou no top-20 do número de ouros e top-15 no quadro geral de medalhas.

Toda essa conquista foi celebrada pela delegação do Time Brasil que participou da Cerimônia de Encerramento. Esta, por sua vez, foi marcada por homenagens, como a feita para a origem dos Jogos, na Grécia. A estátua da deusa Nike, que simboliza a vitória, deu a deixa para a condução de uma dança contemporânea que pouco a pouco formou os aros olímpicos, em um dos momentos marcantes da festa.

O tom da cerimônia foi o destaque para os grandes atores dos Jogos Olímpicos, os atletas. Num momento de celebração, os membros das 205 delegações foram convidados para subirem ao palco e celebrarem com muita música, conduzida pela banda francesa Phoenix.

Outro ponto marcante do espetáculo veio com a passagem de bastão para os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028. A cidade americana se apresentou novamente para o mundo olímpico (foi sede também em 1984) dando uma prévia de sua cultura esportiva e criativa. Tom Cruise, astro de Hollywood, centro das produções cinematográficas mundiais, desceu de rapel do topo do Stade de France para receber a bandeira olímpica e conduzi-la, em uma passagem real e de cinema, até Los Angeles. E, claro, teve momento de celebração, com a banda californiana Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish e o rapper Snopp Dogg, que fizeram um show virtual direto da praia de Venice, em LA.

O “grand finale” do evento foi o apagar da chama olímpica. Silenciosamente, o fogo, trazido em uma pequena lamparina, foi apagado por uma comitiva de atletas internacionais. Desapareceu por completo, mas sem deixar de nos dar a certeza de que, daqui a quatro anos, nós o reencontraremos novamente.

*Com informações do COB

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por