Vitória alemã em 1982 mudou a regra das Copas após um "jogo de compadres" (Reprodução/FIFA)
A última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo começa nesta terça-feira (29), com jogos do mesmo grupo acontecendo no mesmo horário. Esse formato foi adotada após uma partida do torneio em 1982, entre Alemanha e Áustria, que ficou conhecido como “Jogo da Vergonha”.
Na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, Alemanha Ocidental, Áustria, Chile e Argélia foram integrantes do Grupo 2. Na última rodada, a Argélia venceu o Chile e chegou ao segundo lugar, ficando atrás da Áustria e à frente da Alemanha. No dia seguinte, alemães e austríacos se enfrentaram sabendo que uma vitória dos germânicos por um ou dois gols, classificaria as duas Seleções. Eles foram a campo e fizeram um “jogo de compadres”, com a Alemanha abrindo o placar aos 10 minutos e os times praticamente se “recusando” a jogar os 80 minutos seguintes. Com o 1 a 0, ambos avançaram para a segunda fase.
O modo como Alemanha Ocidental e Áustria trataram o jogo foi criticado por todo o mundo, inclusive pelos próprios torcedores e jornalistas dos dois países. No estádio, houveram protestos durante a partida, com um torcedor alemão chegando a queimar uma bandeira do país e argelinos mostrando dinheiro aos jogadores. Naquela Copa, os alemães foram derrotados na final para a Itália, enquanto os austríacos caíram já na fase seguinte do duelo manchado.
Por conta do ocorrido na partida, a FIFA adotou os jogos simultâneos na última rodada da Copa, como forma de evitar esse tipo de comportamento. No caso da Copa do Catar, serão dois jogos de um grupo às 12h e dois de outro grupo às 16h.
Leia mais