PM vai reforçar policiamento para chegada de 5 mil argentinos para jogos de Atlético e Cruzeiro
Efetivo não foi informado; expectativa é para a chegada de 5 mil 'hermanos', torcedores do River Plate e do Lanus
Atlético e Cruzeiro têm confrontos contra times argentinos esta semana. O que motivou as forças de segurança a determinarem reforço no policiamento em locais estratégicos, como o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, rodovias e no entorno da Arena MRV e do Minerão. O efetivo não foi informado.
Na terça-feira (22), o Galo recebe o River Plate na primeira partida das semifinais da Copa Libertadores. No dia seguinte, é a vez do Cruzeiro jogar contra o Lanus, pela Sulamericana. A expectativa é que mais de 5 mil argentinos visitem Belo Horizonte entre essa terça-feira (22) e quarta-feira (23). A carga de ingresso para o jogo na Arena MRV são 4 mil ingressos, enquanto para o Mineirão é de 1,5 mil.
A previsão é que os recursos de todas as unidades da região metropolitana sejam utilizados.
“A gente não vai falar em número, porque é uma questão estratégica. O efetivo da PM estará integralmente empregado para garantir a segurança. O policiamento do aeroporto de Confins vai ser reforçado, que é por onde algumas centenas deles chegarão. Por isso as equipes táticas estarão posicionadas lá”, destacou o tenente-coronel Calixto, subdiretor de operações da Polícia Militar.
A polícia também irá fazer a segurança dos torcedores que chegarem pelas estradas e que circularem pela capital.
“Nas entradas das rodovias que chegam a Belo Horizonte, da mesma maneira, policiamento reforçado e o policiamento em toda a cidade, tanto nos arredores da Arena MRV, do Mineirão e das vias da cidade”, completou.
Encontro entre argentinos
Por se tratar de torcidas rivais no país argentino, a Polícia de Minas também está atento para que eles não se encontrem.
“Não é à toa que cada torcida vai ser posicionada em um local diferente. Elas vão chegar em momentos diferentes. E o principal local de encontro dessas torcidas, possivelmente, é o aeroporto de Confins, que é por onde a torcida estará indo embora enquanto a outra estiver chegando. E é exatamente por essa razão que a gente reforçou o policiamento com equipes táticas”
Para o jogo desta terça, contra o River Plate, a esplanada da Arena MRV será aberta às 17h30, com quatro horas de antecedência em relação ao jogo. Já as catracas e o estádio serão abertos às 18h30, com três horas de antecedência.
“A gente orienta para que o torcedor chegue mais cedo ao estádio, se puder chegar mais cedo”, completa o tenente-coronel Pinheiro, que comanda o 5º Batalhão e é responsável pela área onde fica a Arena MRV.
No Mineirão, esplanada e catracas serão abertas às 16h, com três horas de antecedência.