O sorteio das chaves do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos Paris 2024 indicou caminhos distintos para os atletas brasileiros. No masculino, enquanto Hugo Calderano viu alguns dos principais adversários irem para o outro lado do chaveamento, Giulia Takahashi terá pela frente, já na estreia, a número 1 do mundo no feminino. A definição das disputas individuais e por equipes, além das duplas mistas, ocorreu nesta quinta-feira (25).
O confronto entre a brasileira Giulia Takahashi - número 90 no ranking mundial - e a favorita ao ouro, Sun Yingsha, ainda não tem dada marcada. Já Bruna Takahashi, irmã mais velha de Giulia 20ª do mundo, tem pela frente a nigeriana Offiong Edem, número 112. Se avançar, encara na sequência a americana Lily Zhang - que já venceu na estreia.
Hugo Calderano é o 6º no ranking. Do outro lado da chave dele está, por exemplo, o alemão Dmitrij Ovtcharov, algoz em Tóquio 2020.
Calderano estreará contra Andry Pereira. O brasileiro venceu o cubano por 4-0 na final dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Se avançar, encara o vencedor do confronto entre o espanhol Alvaro Robles e o austríaco Daniel Habesohn.
Pelo chaveamento, uma eventual disputa com o chinês Wang Chuqin, líder do ranking mundial, só aconteceria na fase semifinal.
Outro brasileiro a competir em simples no masculino, Ivtor Ishiy, número 85 do mundo, estreia contra o australiano Nicholas Lum, número 38 da lista.
Confira os confrontos de estreia do Brasil em Paris 2024:
Simples masculino
- Primeira rodada: Hugo Calderano (Brasil) x Andy Pereira (Cuba)
- Primeira rodada: Vitor Ishiy (Brasil) x Nicholas Lum (Austrália)
Simples feminino
- Primeira rodada: Giulia Takahashi (Brasil) x Sun Yingsha (China)
- Primeira rodada: Bruna Takahashi (Brasil) x Offiong Edem (Nigéria)
Duplas mistas
- Oitavas de final: Bruna Takahashi/Vitor Ishiy x Maria Xiao/Alvaro Robles (Espanha)