Com o petisco Boi Bandido, bebida gelada, higiene de primeira e atendimento da melhor qualidade, o Espetinhos do Paulão conquistou os jurados e o público e é o vencedor da 24ª edição do Comida di Buteco de Belo Horizonte. O anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira (27), no Espaço Centro e Quatro Cultural, no Centro da capital, com a presença dos 121 bares concorrentes deste ano.
O campeão concorre agora à premiação nacional, que será divulgada em julho. “Ano passado chegamos muito perto. Mas esse ano a gente se superou e conquistamos esse primeiro lugar. Durante a pandemia passamos por um período muito difícil, chegamos a fechar. Mas com ajuda de muita gente, estamos de volta. Sou muito grato a todas as pessoas que contribuíram para que pudéssemos estar aqui”, diz Paulo Márcio Bernardo.
Para o diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira, o momento é de comemorar o sucesso da maior edição de todos os tempos do concurso e celebrar a cultura butequeira. "Atingimos 1 milhão e 200 mil votos presenciais. Nesta edição, tivemos uma festa de sabores e descobertas de famílias que contam suas histórias atrás dos balcões todos os dias. Os participantes mandaram muito bem, criando petiscos incríveis que conquistaram os clientes”.
Maior edição do concurso já realizada
A 24ª edição do Comida di Buteco é a maior já realizada desde o lançamento do concurso. Ao todo, reuniu mais de 1100 bares participantes em 27 circuitos e 40 municípios espalhados pelo Brasil. Neste ano, o tema foi livre (ou seja, não há ingredientes especiais obrigatórios para a criação de receitas) e o lema do concurso foi “Somos todos buteco”. O preço do petisco foi de R$35 em todos os bares participantes. Os concorrentes foram avaliados nos quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Em Belo Horizonte, o período de votação ocorreu de 5 de abril a 5 de maio.
Com a vitória regional, o Espetinhos do Paulão vai representar Belo Horizonte na segunda etapa do Comida di Buteco 2024. O estabelecimento receberá a visita de um outro corpo de jurados, que avaliará os campeões de cada cidade para que seja eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, será revelado o campeão nacional.
Saiba quais são os melhores 'butecos' de BH
1º lugar – Espetinhos do Paulão – Nova Cachoeirinha
Petisco: Boi Bandido (Costela bovina com pedaços de milho verde e mandioca cozida na manteiga. Acompanhada de farofa da casa)
2º lugar - Casa da Madrinha – Barro Preto
Petisco: Orai por nós (Bolinho de costelinha com ora-pro-nóbis, servido com molho de tomate e abobrinha gratinada)
3º lugar - Andrade's Beer – Jardim Florência (Venda Nova)
Petisco: Costelinha com ora-pro-nobis à Mineira. (Costelinha suína com linguiça caseira, acompanhada de polenta cremosa e milho verde cozido.)
4º lugar - Dona Ju Gastro Bar - Jardim Vitória
Petisco: Coroa e Pinhão (Raquete suína – ou paleta, como é mais conhecida –, assada, acompanhada de escondidinho de alho-poró com chips de batata-doce. Molho de abacaxi opcional)
5ºlugar - Buteco Tô D'Boa – Jardim Atlântico
Petisco: Suan Tô D’Boa (Suan cozida com molho especial, acompanha batata cozida, farofa de torresmo caseira e abacaxi caramelizado e flambado.)
Leia mais: