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Fila virtual: Mater Dei lança tecnologia que promete reduzir tempo de espera em pronto-socorro

Segundo a rede de saúde, solução digital diminui em quase 50% o tempo de permanência no pronto-socorro; clínica médica e pediatria lideram demanda por atendimentos

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 14/02/2025 às 15:17.Atualizado em 14/02/2025 às 15:18.

Na tentativa de tornar o atendimento mais ágil e eficiente, a Rede Mater Dei de Saúde desenvolveu a chamada "Fila Virtual", sistema que reduziu em quase 50% o tempo de permanência no hospital. A tecnologia permite que parte da espera aconteça em casa.

A tecnologia utiliza inteligência artificial para gerenciar o fluxo de atendimento de forma dinâmica e personalizada, funcionando 24 horas por dia. Desenvolvida em parceria com a A3Data, o sistema atualiza os tempos de espera em tempo real, garantindo mais previsibilidade e eficiência para quem aguarda atendimento.

Com a previsão dinâmica de espera e o check-in automatizado, etapas burocráticas foram eliminadas como, por exemplo, o tempo entre o cadastro e a consulta médica.

A Fila Virtual foi inicialmente implantada no Hospital Mater Dei Contorno, onde as especialidades de pediatria (24,6%) e clínica médica (21,5%) concentram a maior demanda do pronto-socorro. 

A  partir da segunda quinzena de fevereiro, a solução será expandida para todo o complexo da Rede Mater Dei na Região Metropolitana de Belo Horizonte e também em Salvador.

O hospital reforça que a Fila Virtual não substitui a triagem médica presencial.

Entenda como funciona a fila virtual

Para entrar na Fila Virtual, o paciente com sintomas leves deve acessar a ferramenta pelo endereço fila-virtual-ps.materdei.com.br
 
Ao informar dados pessoais e convênio, o paciente já entra na fila e receberá o tempo estimado de espera para atendimento médico

Ao chegar no hospital, informe que está na fila virtual com os documentos em mãos para prosseguir com a autorização e atendimento

Veja as recomendações aos pacientes 

  • Pacientes com sintomas graves devem procurar a unidade mais próxima imediatamente.
  • Se o tempo estimado de espera for inferior a 20 minutos, recomenda-se ir diretamente ao hospital para o atendimento.
  • Menores de idade podem utilizar a Fila Virtual, desde que acompanhados por um responsável.
  • Pacientes prioritários devem informar essa condição no cadastro para garantir seus direitos conforme a legislação vigente.

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