O X, ex-Twitter, anunciou o fim das operações no Brasil. A decisão foi anunciada pelo perfil oficial de relações internacionais do X na manhã deste sábado (17). De acordo com Elon Musk, maior acionista da empresa, o motivo veio após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçar "nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura".
“A decisão de fechar o escritório 𝕏 no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do @alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, postou Musk no X.
Com o encerramento, cerca de 40 funcionários serão desligados. Contudo, O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Vale lembrar que nesta semana, Moraes decidiu aumentar a multa e indicou possível responsabilização do X pelo “crime de desobediência”.
No começo do mês, o ministro havia determinado que a plataforma bloqueasse sete contas na rede social, incluindo a do senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Na tarde deste sábado, o perfil de Governança Global do X ainda compartilhou nas redes a decisão sigilosa de Moraes, em que o ministro descreve que a representante legal da rede social, Rachel de Oliveira Villa Nova, teria agido de má-fé para não cumprir ordens anteriores.
Leia mais