Para apoiar o Rio Grande do Sul, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) aprovou, até o momento, R$ 400 milhões e 500 planos de trabalho para atender 221 municípios afetados pelo desastre. Até a publicação desta matéria, foram registradas 172 mortes no estado.
Entre os planos de trabalho aprovados pelo MIDR, 157 foram de maneira simplificada (rito sumário), sendo 46 destinados à compra de insumos para animais de estimação. Deste total (500), 162 planos são de restabelecimento.
O ministério também analisa 65 planos de trabalho para a reconstrução das áreas destruídas pela chuva. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destaca o esforço do Governo Federal para ajudar os municípios gaúchos. “Por recomendação do presidente Lula, estamos prestando nossa solidariedade e todo o apoio necessário para a elaboração dos planos de trabalho e liberação rápida de recursos”, disse o ministro Waldez.
Atualmente, há 44 pessoas desaparecidas, 575.171 desalojadas e 35.103 em abrigos. O número de resgate de animais chegou a 12.543 e, até agora, 475 municípios foram afetados pela chuva.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informação sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira a lista completa dos cursos.
*Com informações do site Brasil 61