Após ter sido bloqueado para brasileiros desde 31 de agosto, o X, antigo Twitter, voltou a funcionar para alguns usuários no Brasil na manhã desta quarta-feira (18), deixando os internautas muito contentes.
“ESTAMOS DE VOLTA! Estávamos morrendo de saudades de vocês e, ao que parece, é hora de voltar”, escreveu um usuário. Frases como "Ele voltou", "Gente o Twitter" e o "Twitter voltou?" estão entre os assuntos mais comentados da rede.
Para a tristeza dos usuários, ao que tudo indica, o retorno da rede é temporário. Em nota, o Supremo Tribunal Federal (STF) informou que está averiguando o caso. A sinalização, porém, é de que a suspensão da rede estaria mantida.
Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por operacionalizar o bloqueio, alega não ter recebido nenhuma ordem para a liberação do X no Brasil e disse que o caso está sendo avaliado tecnicamente.
Relembre a suspensão
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório da companhia no país e não apresentou representante legal para atuar no Brasil.
De acordo com o artigo 1.134 do Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país.
Musk é investigado no STF no inquérito das milícias digitais que apura a atuação de grupos que supostamente se organizaram nas redes para atacar o STF, seus membros e a eleição brasileira de 2022.
No Brasil, a liberdade de expressão tem limites. A legislação proíbe, por exemplo, defender ideologias nazistas e racistas, incentivar golpe de Estado, incentivar a animosidade entre as Forças Armadas e outras instituições, fazer apologia a crimes ou ameaçar pessoas.