Tecnologia reduz em 30% tempo de deslocamento de ambulâncias e veículos prioritários no trânsito
Soluções inovadoras para modernizar o trânsito nas grandes cidades brasileiras são avaliadas pelo IEEE
Em meio ao trânsito cada vez mais caótico nos grandes centros urbanos, o uso da tecnologia é uma das principais soluções para os desafios da mobilidade. Um estudo recente mostrou que o uso de dispositivos IoT (Internet das Coisas) e Lógica Fuzzy - técnica matemática da área de inteligência computacional - pode reduzir em até 30% o tempo gasto no deslocamento de ambulâncias e outros carros prioritários.
O gerenciamento dinâmico de semáforos, priorizando a passagem de veículos de emergência em momentos críticos, foi destacado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), maior organização mundial que reúne cientistas que tratam da tecnologia em benefício da humanidade.
O estudo recente, realizado por pesquisadores da Unicamp Estadual de Campinas (Unicamp), permite o controle em tempo real de dispositivos conectados, como semáforos inteligentes, e pode ser adaptada para diferentes cidades do país.
"Nosso objetivo foi aliar tecnologias acessíveis a conceitos mais avançados de inteligência artificial, para trazer soluções reais e aplicáveis à mobilidade urbana no Brasil. Acreditamos que este projeto possa impactar diretamente a qualidade de vida em grandes centros urbanos", explica Gabriel Gomes de Oliveira, membro do IEEE, professor colaborador da Unicamp e um dos principais autores do estudo.
Estudo feito em Campinas
O projeto foi aplicado em Campinas (SP), onde a rota para o Hospital PUC-Campinas foi analisada devido à presença de 13 semáforos em um trecho de alta densidade de tráfego. A solução utiliza a plataforma Dojot, desenvolvida no Brasil, que permite o controle em tempo real de dispositivos conectados, como semáforos inteligentes.
A tecnologia foi projetada para não apenas acelerar o deslocamento de ambulâncias durante a pandemia de COVID-19, mas também para ser utilizada futuramente em situações que envolvam outros veículos prioritários, como viaturas policiais e caminhões dos bombeiros.
O uso da Lógica Fuzzy no projeto é um diferencial importante. Diferente de sistemas binários tradicionais, a tecnologia analisa variáveis dinâmicas e imprecisas, como intensidade de tráfego e urgência, ajustando automaticamente os tempos dos sinais com maior precisão.
"Campinas foi escolhida como cenário piloto porque reflete muito bem os desafios de trânsito enfrentados por outras cidades brasileiras. O sistema que desenvolvemos pode ser adaptado a diferentes contextos urbanos, tornando-se uma solução escalável e eficiente", complementa o pesquisador.
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. Através de suas publicações, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais altamente reconhecidas, o IEEE se estabelece como a voz confiável em diversas áreas, incluindo sistemas aeroespaciais, computadores, telecomunicações, engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em https://www.ieee.org
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