Mina de Fábrica

Agência Nacional de Mineração fará vistoria em barragem da Vale com 'anomalia' em Ouro Preto

Irregularidade foi detectada pela mineradora no dia 15 do mês passado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/04/2024 às 18:30.
Atualizado em 05/04/2024 às 18:51
Mina dr Fábrica, em Ouro Preto, onde fica a barragem Farroupilha III (REPRODUÇÃO / GOOGLE MAPS)

Mina dr Fábrica, em Ouro Preto, onde fica a barragem Farroupilha III (REPRODUÇÃO / GOOGLE MAPS)

A Agência Nacional de Mineração (ANM) vai realizar, na próxima semana, uma vistoria a uma mina da Vale em Ouro Preto, região Central de Minas, identificada "uma anomalia" em um dreno da barragem Forquilha III. A estrutura, de acordo com a mineradora, está em nível 3 de emergência, o mais alto, desde 2019.

O objetivo da ANM é "averiguar os resultados dos trabalhos efetuados pela Vale e seus consultores". A mineradora informou que a irregularidade na barragem foi detectada no dia 15 do mês passado. 

Em nota, a Vale informou que a barragem está em processo de descaracterização e que a anomalia em um dos 131 dispositivos de drenagem foi identificada durante inspeção regular.

A mineradora garantiu que a irregularidade foi comunicada "aos órgãos competentes e à empresa de auditoria técnica independente que acompanha as ações na estrutura". E que, além disso, "desenvolveu um plano de ação já em implantação para correção da ocorrência".

A ANM innformou que vem acompanhando a execução do plano de ação elaborado pela Vale para tratamento da anomalia na barragem de Forquilha III por meio de reportes técnicos diários encaminhados pela empresa. 

De acordo com a ANM, foi constatada a saída de sedimentos pelo dreno interno DP2, localizado em um alteamento a montante de Forquilha III. A associação relatou ter realizado duas inspeções no local, nos dias 19 e 22 de março, exigindo esclarecimentos e estudos.

Na última data, verificou que ainda havia um volume pequeno de sedimento saindo pelo dreno, cuja porção líquida apresentava turbidez insignificante, o que afasta a hipótese de agravamento imediato da situação da barragem.

A Vale informou, também, que foi concluída, em 2021, uma estrutura de contenção a jusante que tem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva vigente - e é capaz de reter os rejeitos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por