Área de escape do Anel Rodoviário passará por manutenção e ficará fechada por uma semana
Área fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis
Intervenções para manutenção da área de escape do Anel Rodoviário serão iniciadas na próxima segunda-feira (6). Será trocado todo material de argila expandida (cinasita), além de ajustes nas defensas que estão amassadas e danificadas. O sistema de drenagem também será verificado. O local ficará fechado durante os trabalhos, que devem levar uma semana. A informação foi dada nesta sexta-feira (3) pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
A área de escape fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. Segundo a administração municipal, um painel de mensagens orientará os motoristas, especialmente os condutores de veículos de carga, sobre o fechamento. Agentes da BHTrans também vão atuar a região.
Para garantir a segurança dos trabalhadores e condutores, uma faixa de tráfego no Anel Rodoviário, em frente à área de escape, será interditada das 9h às 16h durante o período da manutenção.
“Desde 2022, a área de escape vem sendo utilizada com sucesso, e é importante realizar a manutenção e melhorias necessárias para que o equipamento esteja sempre em boas condições. O trabalho será feito no período de férias, quando há menos veículos na região, permitindo maior agilidade na conclusão das obras”, afirma o assessor de operações da BHTrans, Márcio Pacheco.
Área de escape salva vidas no Anel Rodoviário
Conforme a PBH, a Área de Escape do Anel Rodoviário já evitou 14 potenciais acidentes graves com veículos de carga desde a criação, em agosto de 2022. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
As obras duraram nove meses com investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do município. No local, foram feitas obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.
A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo. Uma série de placas e um painel de mensagens digitais orienta os motoristas sobre a área de escape.
As equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) monitoram, por meio de uma câmera instalada em frente à estrutura, a entrada do caminhão na Área de Escape e acionam o protocolo de segurança. Equipes da BHTrans e Polícia Militar Rodoviária são direcionadas para atender a ocorrência, juntamente com guindastes e reboques.
*Com informações da PBH
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