Betim investiga caso suspeito de febre amarela em idoso; prefeitura intensifica vacinação

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/01/2018 às 18:52.Atualizado em 03/11/2021 às 00:56.

A Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou que um homem, de 64 anos, foi atendido com suspeita de febre amarela, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Guanabara, nesta quarta-feira (24). 

O paciente mora na região Central da cidade, mas ainda não há como confirmar o diagnóstico e nem se o possível contágio aconteceu em Betim.

O estado de saúde é estável e o idoso apresenta um bom quadro geral. Para evitar agravamento e para que os exames do real diagnóstico possam ser feitos, o paciente será transferido para o Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

Ainda segundo a prefeitura, até o momento, Betim continua sem nenhum caso confirmado da doença. Mas, a vacinação está sendo intensificada. 

Nesta quinta-feira (25), das 9h às 12h, um posto móvel será montado na Praça Tiradentes, no Centro. Já no próximo sábado (27), todas as unidades básicas de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinar a população. 

Ainda no sábado, um posto volante vai estar no Mercado Central de Betim, das 9h às 13h, também no centro da cidade. 

LIRAa

Os resultados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, mostram que o município está em situação de alerta. 

A média do índice de infestação predial (IIP) foi de 3%, o que significa que a cada 1.000 imóveis, 30 estão com focos do mosquito. 

Já a média de criadouros pesquisados com presença de larvas foi de 3,2%, ou seja, a cada 1.000 depósitos de água, 32 tem a presença do inseto. 

As regiões que apresentam IIP acima de 4% e estão em situação de risco foram as dos bairros Alterosas e Centro. 

Com os resultados, o Comitê Municipal de Promoção, Proteção e Monitoramento das Arboviroses já está definindo as ações para eliminação dos focos do mosquito, que serão intensificadas nas regiões de maior incidência. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por