No aguardo

BH precisa de mais 1 milhão de doses contra gripe para vacinar todos os grupos prioritários

Vacinação começou nesta segunda-feira (31) após o município receber 87,5 mil doses

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 31/03/2025 às 11:30.Atualizado em 31/03/2025 às 12:30.
Campanha de vacinação em BH foi antecipada para esta segunda-feira (31) (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)
Campanha de vacinação em BH foi antecipada para esta segunda-feira (31) (Maurício Vieira/ Hoje em Dia)

Belo Horizonte precisa receber pelo menos mais 1 milhão de doses contra a gripe para garantir a vacinação de todo o público-alvo da campanha, iniciada nesta segunda-feira (31) com parte dos grupos prioritários. Até o momento, o município conta com cerca de 90 mil imunizantes trivalentes - que previnem os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. 

Segundo o diretor de promoção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Roberto Lopes Correia, o público estimado para receber a vacina é de 1,1 milhão. Até o momento, foram convocados trabalhadores da saúde; idosos; crianças; gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

“(1,1 milhão) inclui quem não foi chamado anteriormente como, pessoas com comorbidade, trabalhadores da educação, transporte e segurança, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças permanentes e outros públicos”, disse Paulo Roberto. 

A campanha estava prevista para começar em 7 de abril, mas com a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, a data foi antecipada na capital. As aplicações estão sendo feitas nos 153 centros de saúde, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em seis pontos extras.

Segundo a PBH, novas doses estão previstas para ser entregues a partir da semana que vem. O Ministério da Saúde foi procurado para detalhar o cronograma das próximas remessas que serão enviadas, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

O diretor de promoção à saúde destacou a importância da vacinação. “Esse período de Outono e Inverno é o que registra casos de doenças respiratórias, dentre elas a gripe. Precisamos proteger esse público, que é o mais vulnerável tanto para adoecimento quanto para formas graves da doença. É fundamental que as pessoas se vacinem agora”, afirmou.  

Quem já recebeu o imunizante foi o aposentado Célio Cirilo, de 64 anos. Ele esteve nesta segunda-feira no Centro de Saúde Carlos Chagas, na região Leste de BH, e reforçou a "força" da vacina.  

“Já tem uns cinco anos que praticamente não gripo, exatamente o período que comecei a tomar a vacina. Ela é super benéfica, aconselho a todos a fazerem a mesma coisa. A vacina é importante e necessária”, disse o aposentado. 

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por