BH vai ganhar mais árvores, 'oásis urbanos' e jardins de chuva para aplacar calorão
Promessas foram feitas pela Prefeitura durante Conferência do Meio Ambiente realizada nesta sexta (29)
As altas temperaturas que vêm castigando, ano a ano, a população e o que pode ser feito para aplacar as consequências das mudanças de climáticas em Belo Horizonte foram temas de discussão durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente realizada nesta sexta-feira (29) na capital. Uma das promessas da Prefeitura foi a instalação de mais "oásis urbanos" como o que foi instalado em junho na região da Praça 7.
A informação foi dada pelo secretário interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, que participou do evento. Além de promover debate e troca de conhecimentos, a conferência tem como objetivo a definição de 10 propostas para o enfrentamento da emergência climática em BH que serão incluídas em um documento que será debatido em nível estadual.
"A gente espera que tenhamos propostas para que possamos executar nos próximos quatro anos e aprimorar ainda mais as nossas ações com um melhor reflorestamento da cidade, mais árvores, refúgio climático, jardins de chuvas além de trazer novos projetos, principalmente no setor acadêmico das universidades", destacou Gelson Leite.
O secretário completou dizendo que o município já avançou no tema com a adaptação de bacias de contenções e informou que está nos planos da Prefeitura a ampliação de áreas verdes e parques na cidade.
As propostas serão definidas após palestras e discussões que ocorrerão neste sábado (30), dentro de cinco eixos temáticos: mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa), adaptação e preparação para desastres (prevenção de riscos e redução de prejuízos), justiça climática (superação de desigualdades), ransformação ecológica (descarbonização da economia), governança e educação ambiental. Serão escolhidas duas propostas para cada eixo.
"Amanhã (sábado) teremos três momentos de discussões e palestras e debates nos cinco eixos no período da manhã. E no período da tarde nós vamos fazer as eleições de quais as melhores propostas para serem aprovadas e depois a eleição dos delegados que vão representar BH nas próximas etapas", detalhou o representante da Prefeitura.