BH volta a receber doses de vacina contra catapora, em falta em vários postos de saúde
Imunizante estará à disposição do público a partir desta sexta-feira (20) em 18 centros de saúde (dois por regional) e no Serviço de Atenção ao Viajante
Belo Horizonte recebeu nova remessa da vacina contra a varicela, popularmente conhecida como catapora. A falta do imunizante vem sendo relatada em vários postos da capital há vários meses. A remessa contém 1.339 doses, que estarão disponíveis para a população a partir desta sexta-feira (20) em 18 centros de saúde - dois por regional - e no Serviço de Atenção ao Viajante.
As decisão de restringir o número de locais foi tomada, de acordo com o município, para otimizar a busca pelas doses. Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser verificados on-line (clique aqui).
A aplicação da vacina nas crianças ocorre em esquema de duas doses, sendo uma com 15 meses de idade e o reforço aos quatro anos. Para que esse público seja vacinado, é fundamental que os pais ou responsáveis legais estejam presentes e levem a caderneta de vacinação. Além disso, também é necessário um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial para o devido registro.
Sobre a doença
A varicela (catapora) é uma infecção viral febril aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo aparecimento de pústulas (bolhas) e pequenas crostas secas não infecciosas na pele, acompanhadas de coceira.
* Com informações da PBH