Foi reforçado o combate ao incêndio na vegetação do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na região Central do Estado. No início da tarde desta terça-feira (20), os militares aumentaram a mobilização de bombeiros e brigadistas na tentativa de controlar as chamas.
Ao todo, foram mobilizados 19 bombeiros distribuídos em 5 viaturas, 40 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários.
No início da manhã, a operação contava com 18 bombeiros e 16 brigadistas do ICMBio. Os voluntários também atuavam na região, mas o número de colaboradores espontâneos não foi informado.
Conforme os Bombeiros, o foco da operação no momento é controlar o fogo nas imediações da comunidade de Serra Morena e Mãe D' Água, Alto Palácio e Recanto do Ildeu. Além destas áreas de intervenção prioritárias, há diversos outros focos em toda extensão do Parque Nacional da Serra do Cipó.
A visitação à área de proteção ambiental está suspensa por tempo indeterminado. Um sobrevoo de reconhecimento em toda região foi realizado nesta manhã traçar as estratégias e frentes de combate.
A força-tarefa atua em pontos estratégicos dentro e fora do parque, principalmente nas três frentes de combate mencionadas. Um posto de comando da operação foi montado na Prefeitura de Santana do Riacho.
Incêndio na Serra da Moeda
Um incêndio de grandes proporções também atinge a Serra da Moeda, entre Moeda e Itabirito, na região Central de Minas, nesta terça-feira (20). Ao todo, oito bombeiros e 20 brigadistas trabalham para conter as chamas na vegetação.
Conforme o Corpo de Bombeiros, já é o segundo dia de operação no local. Os militares atuam em focos prioritários que avançam em direção à cidade de Moeda, podendo levar riscos para residências.
O posto de comando da operação foi estabelecido na antiga base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-040, que possui um heliponto. O local conta com estrutura de hidrantes para captação de água.
Ainda conforme os militares, duas aeronaves air tractor estão entre os recursos disponíveis para o combate às chamas nesta terça-feira (20).
A força tarefa de apoio atua em pontos estratégicos, reforçando o combate ao incêndio nos diversos focos.
*Estagiário sob supervisão de Reanto Fonseca
Leia mais