Uma das principais queixas dos familiares dos desaparecidos na tragédia ocorrida em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é a falta de informações sobre os processos de buscas e localização dos corpos. Para tentar minimizar o sofrimento dessas pessoas, a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais disponibilizou canais exclusivos para esclarecer as dúvidas dos envolvidos no desastre.
A OGE explicou que ao receber um questionamento, encaminhará aos órgãos competentes e, depois, retornar aos cidadãos. Além das dúvidas, os canais também vão receber reclamações, denúncias, sugestões e críticas.
"Os novos canais de atendimento, implementados como medida de urgência, têm caráter humanitário, ao proporcionar interlocução entre a população, que se encontra fragilizada e carente de informações, e os órgãos competentes de cada área como Saúde, Meio Ambiente, Defesa Civil, dentre outros", destacou a OGE.
Os novos meios de comunicação são: WhatsApp (31) 9 9802.9713 e o e-mail: canalbrumadinho@ouvidoriageral.mg.gov.br. Os demais canais da OGE, o site www.ouvidoriageral.mg.gov.br e o Disque-Ouvidoria: 162, vão continuar a funcionar e a também receber as demandas.
Para Simone Deoud, ouvidora da OGE, “neste momento de dor, que assola o entorno da barragem e deixa todo o país desolado, a OGE participa de força-tarefa em prol das vítimas, funcionários, familiares e comunidades atingidas".