As aulas do Capacita Suas, maior programa de capacitação dos trabalhadores da assistência social, tiveram início em mais três cidades mineiras nesta segunda-feira (22): Araçuaí, Patos de Minas e Poços de Caldas. Já foram instalados cinco dos 21 polos de capacitações que são previstos para todo o estado. Cada polo abrange os municípios das diretorias regionais da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), fato que contribui para expansão das atividades por Minas Gerais.
O programa, lançado pela Sedese há um ano, tem a finalidade de instruir, de maneira sistemática e coordenada, ações continuadas e diversificadas de apoio técnico e capacitação direcionadas aos gestores, equipes e aos conselhos municipais da política de assistência social.
Em Poços de Caldas, a aula inaugural dos cursos foi conduzida pela secretária da Sedese, Rosilene Rocha. Na abertura, a secretária ressaltou o avanço da gestão nos municípios com a proposta de regionalização das ações da secretaria. "Quanto mais escutarmos e reunirmos, menos vamos errar. Diante das dificuldades, estamos com a preocupação de aplicar os recursos de forma valorosa."
Leia mais
Comunidades rurais do Jequitinhonha recebem certificação quilombola
Moradores de rua improvisam estrutura para “fixar residência” nas ruas de Belo Horizonte
Estado retoma o Programa de Educação Permanente para Médicos de Família
Proteção Do Suas
A secretaria também abordou os desafios e os riscos ao programa Bolsa Família com a PEC 241/2016, que estabelece um novo regime fiscal para a União, com um limite anual das despesas a partir de 2017. "Quem trabalha e milita na área do Suas tem que defendê-lo, não podemos ir na contramão daquilo que construímos em 12 anos. O momento é de defender os direitos, porque isso tem um grande impacto no nosso trabalho", alertou.
Após a abertura, Rosilene Rocha apresentou as estratégias e ações da Sedese como a regularização do Piso Mineiro de Assistência Social, as demandas dos Fóruns Regionais de Governo, a criação de Pontos Fixos da Economia Solidária, o fortalecimento das Diretorias Regionais e a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo “Novos Encontros – Cidadania para todos”.
Descentralização do Programa
A unidade da Sedese em Poços de Caldas abrange 35 municípios, a de Araçuaí conta com 22 e a de Pato de Minas, 21. Ao todo, serão 1.340 trabalhadores da assistência social que atuam em diversas áreas que terão acesso ao curso. De acordo o Censo Suas 2014, Minas possui 62.247 trabalhadores na área. Até o final do ano, nos dois cursos serão oferecidas mais 3.026 vagas, em 78 novas turmas nos demais polos de capacitação.