Hello!

Carnaval de BH terá guardas civis bilíngues para atender foliões estrangeiros

Será dado ênfase a orientações sobre como curtir blocos e festas em segurança

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/01/2024 às 19:33.
Atualizado em 29/01/2024 às 19:34

(Paulo Henrique Silva)

O Carnaval de Belo Horizonte vem crescendo ano a ano, atraindo turistas de várias cidades e estados. E, por que não, até de outros países. Por isso, para a edição 2024 da folia, haverá uma equipe criada recentemente na Guarda Civil Municipal, composta de agentes bilíngues. Chamado de "Grupamento de Apoio ao Turista", o grupo terá 10 guardas municipais fluentes em inglês e espanhol.

Durante todos os dias da folia, o grupamento estará a postos, mantendo a equipe dividida em duas frentes pré-definidas. Uma parte ficará encarregada de atender os turistas de forma presencial, na Unidade de Segurança Preventiva (USP) da Guarda Municipal que fica instalada na Praça Sete. Já a outra equipe, ficará no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), fazendo o atendimento telefônico dos casos em que o interlocutor for uma pessoa que não fala o Português.

Para a Secretaria Municipal de Segurança e Proteção, ao estabelecer uma comunicação eficiente e facilitada com os turistas que não falam nosso idioma, mas que desembarcarem na cidade dispostos a participar dos desfiles dos blocos e dos demais eventos do Carnaval local, Belo Horizonte estará proporcionando também mais segurança e acolhimento ao grupo.

Windbanners

O guarda municipal Nelson Martins, coordenador do Grupamento de Apoio ao Turista, conta que também serão utilizados windbanners - bandeirolas móveis de tecido portáteis - , com o objetivo de facilitar a localização dos agentes bilíngues por parte dos visitantes, mesmo em momentos de grande concentração de público.

Segundo ele, a intenção é fazer com que os estrangeiros consigam visualizar as estruturas e saibam que ali poderão obter informações oficiais e confiáveis relativas, por exemplo, a pontos turísticos da cidade, localização de restaurantes, lanchonetes, drogarias, entre outras.

“Vale destacar que daremos ênfase, sobretudo, a orientações sobre como curtir o Carnaval em segurança. Não utilizar o celular para tirar fotos ou fazer ligações quando estiver no meio da multidão, está entre as dicas, assim como a de pré-estabelecer um ponto de encontro com os amigos para os casos em que alguém se perder do grupo, não portar objetos de valor ou grandes quantias em dinheiro, não aceitar bebidas de estranhos, entre outras”, antecipa Nelson.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por