
Uma extensa massa de ar quente estacionada sobre o Brasil central tem provocado um aumento significativo das temperaturas em todo o estado de Minas Gerais nesta quarta-feira (19). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões mineiras serão afetadas, com os termômetros ultrapassando os 30°C e a umidade relativa do ar atingindo níveis preocupantes.
Destaque para o Norte e o Vale do Jequitinhonha, regiões que devem apresentar as maiores temperaturas do estado, com a máxima podendo chegar aos 38°C. A combinação do calor intenso com a baixa umidade do ar aumenta o risco de desidratação e de outros problemas de saúde, como insolação e dificuldades respiratórias.
BH em estado de atenção
Na capital mineira, Belo Horizonte, a Defesa Civil registrou mínima de 19°C nesta madrugada e estima-se que a máxima chegue aos 33°C. A umidade relativa do ar na cidade deve ficar em torno de 30% durante a tarde, o que configura estado de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A OMS preconiza que o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano varia entre 40% e 70%. Quando a umidade está abaixo desse patamar, o corpo humano pode sofrer com o ressecamento das mucosas, o que aumenta o risco de infecções e de outras doenças.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Inmet, o quadro meteorológico de tempo firme e altas temperaturas deve se manter nos próximos dias no Estado. A população deve, portanto, continuar atenta às recomendações de saúde e se preparar para enfrentar os dias de calor intenso.