Cidades mineiras são alvo de operação da PF contra abuso sexual infantojuvenil
Apesar de não ser desdobramento de operação no Brasil, a investigação se iniciou com uma operação da Polícia Nacional da Espanha, denominada “Kami”
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a operação “Niños”, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em residências nas cidades mineiras de Divinópolis e Pedra do Indaiá, na região Centro-Oeste do Estado.
Segundo a PF, a ação foi realizada no combate ao armazenamento e disseminação de arquivos contendo abuso sexual infantojuvenil. "Após receber comunicação da Interpol espanhola, a Polícia Federal identificou usuário que compartilhava arquivos de abuso sexual infantojuvenil através de um aplicativo disponibilizado na internet e, na manhã de hoje, foram cumpridos mandados de busca e apreensão. A PF atua no caso em razão da transnacionalidade da conduta criminosa", detalhou a PF em nota.
Os envolvidos, segundo a corporação, poderão responder pelos crimes de compartilhamento e armazenamento de arquivos contendo abuso sexual infantojuvenil, cujas penas somadas podem chegar a até 10 anos de reclusão, sendo a posse crime hediondo e, portanto, inafiançável.
Conforme a PF, as investigações vão prosseguir com o fim de identificar possíveis vítimas e demais fatos relacionados ao crime de armazenamento, disponibilização e demais ações relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil, bem como outras condutas relacionadas ao mesmo crime.