Novo Acordo de Mariana

Consulta pública para projeto que prevê duplicação de parte da BR-356 é lançada em Minas

Cerca de R$ 2,5 bilhões serão direcionados para as obras estruturantes

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/11/2024 às 13:49.Atualizado em 25/11/2024 às 14:03.
Lançamento da consulta pública ocorreu ontem durante solenidade em Mariana com a presença do governador Romeu Zema (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)
Lançamento da consulta pública ocorreu ontem durante solenidade em Mariana com a presença do governador Romeu Zema (Dirceu Aurélio / Imprensa MG)

Foi lançada nesta segunda-feira (25) a consulta pública do novo projeto de concessão rodoviária do trecho da BR-356, que liga Mariana à BR-040. Haverá duplicação da estrada e outras melhorias. A medida integra as ações de reparação da tragédia na cidade da região Central, atingida pelo rompimento de uma barragem, em 2015.

Os investimentos são de aproximadamente R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões do aporte financeiro do Estado, por meio do acordo com as mineradoras, e o restante do contrato de concessão. A sessão de licitação do projeto e assinatura de contrato estão previstas para 2025.

Cerca de R$ 2,5 bilhões serão direcionados para as obras estruturantes, que incluem a duplicação de 67 quilômetros da BR-356, implantação de 39 quilômetros de faixa adicional nas MG-262 e MG-329, a implantação e readequação de 64 quilômetros de acostamentos, além da construção de contornos viários, acessos, passarelas e correções de curvas críticas ao longo de todo o trecho, totalizando 187,3 quilômetros de extensão das obras.

Outros R$ 2,4 bilhões serão destinados para manutenção e para os serviços aos usuários, como atendimento de socorro médico, com prazo de 30 minutos de chegada até a ocorrência, além dos serviços de guincho leve e pesado para veículos e a apreensão de animais na pista.

Os trechos rodoviários são cortados por 11 municípios: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca. 

A iniciativa faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O projeto foi estruturado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em parceria com o Banco Interamericano de Investimento (BID).

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parceria, Pedro Bruno, detalhou as intervenções que serão feitas na via.

“Quem trafega de Belo Horizonte a Mariana, sabe o desafio que é ao ficar atrás de caminhão, não ter qualidade de condução e segurança. Então, esse projeto de duplicação da BR-356 é bastante relevante, pois vamos corrigir as curvas críticas e garantir que a população possa passar a transitar tranquilamente e com o menor perigo possível”, disse Pedro Bruno.

O aporte financeiro do Governo de Minas, que será utilizado nas melhorias, é proveniente do Novo Acordo de Mariana, assinado em 25 de outubro pelo poder público e mineradoras envolvidas, e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) este mês.

Novo Acordo de Mariana

Ao todo, R$ 132 bilhões em novos recursos serão destinados à reparação. O rompimento da barragem das mineradoras tirou a vida de 19 pessoas. A lama represada pela estrutura percorreu mais de 600 quilômetros do Rio Doce, em Minas Gerais, até desaguar no mar, no Espírito Santo, provocando uma série de danos socioeconômicos e ambientais que até hoje trazem prejuízos à região.

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por