Contribuintes de Minas podem destinar parte do Imposto de Renda para fundos sociais
Doações não geram custos adicionais e os valores são abatidos do imposto devido ou da restituição

Contribuintes em Minas podem doar parte do Imposto de Renda para fundos sociais. As contribuições não geram custos adicionais e os valores são abatidos do imposto devido ou da restituição. Os valores terão como destino os Fundos Estaduais da Criança e Adolescente (FIA) e da Pessoa Idosa (FEI) e acontece entre até o dia 30 de maio.
A sugestão está sendo apresentada na campanha "Doe Legal", promovida pelo Governo de Minas. A iniciativa permite que moradores de Minas ajudem crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
A doação pode ser feita diretamente no programa de declaração do Imposto de Renda. Para doar, basta optar pelo modelo completo da declaração e acessar a opção "Doações Diretamente na Declaração". No formulário, clique em "Novo" e selecione o fundo desejado. O valor vai para os fundos e não para entidades específicas.
Para pessoas físicas, a doação permite reduzir até 6% do imposto devido ou o abatimento de até 6% da restituição, limitada a 3% para cada fundo. Já as empresas que apuram o Imposto de Renda pelo Lucro Real podem destinar 1% para o FIA e 1% para o FEI-MG.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destaca a importância da campanha e convida os mineiros a participarem. "Ao fazer a destinação, cada contribuinte está ajudando a financiar projetos que protegem direitos, promovem inclusão e melhoram a qualidade de vida de milhares de mineiros ", ressalta.
Para mais informações sobre a Campanha Doe Legal e detalhes sobre como doar, acesse os materiais disponíveis:
Acesse aqui o vídeo explicativo Campanha Doe Legal.
Acesse aqui a Cartilha Doe Legal que traz orientações importantes sobre a doação.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais