Mais 15,8 mil

Vacina contra Covid-19: BH recebe novas doses e vai concentrar imunização em alguns postos

Prefeitura quer concentrar vacinação em determinadas unidades para evitar perdas e garantir atendimento aos públicos elegíveis

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/04/2025 às 15:08.Atualizado em 02/04/2025 às 15:09.
Para receber a dose é necessário não ter tido a doença com início de sintomas nos últimos 30 dias (Fábio Rodrigues/Agência Brasil)
Para receber a dose é necessário não ter tido a doença com início de sintomas nos últimos 30 dias (Fábio Rodrigues/Agência Brasil)

Belo Horizonte recebeu mais 15,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e vai otimizar a aplicação dos imunizantes concentrando o estoque em algumas unidades de saúde. A medida é para evitar a perda de doses e garantir a vacinação dos públicos elegíveis. Os endereços poderão ser verificados no site da Prefeitura (clique aqui), a partir das 19h desta quarta-feira (2).

Fazem parte do público de rotina todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; pessoas de 60 anos ou mais. Sendo assim, essas pessoas podem receber a dose da vacina contra a covid-19 independentemente de campanhas em andamento. Já os grupos especiais são compostos por imunocomprometidos; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, por exemplo.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a partir de agora, os trabalhadores dos Correios passam a fazer parte dos grupos especiais, já que esses profissionais possuem um elevado fluxo de interação com outras pessoas, o que os expõe a um risco ampliado de infecção pela covid-19. Além disso, em nota técnica, os municípios foram orientados a reforçar a vacinação de cuidadores de idosos, considerando que as pessoas a partir de 60 anos são mais vulneráveis a complicações graves decorrentes da doença. Ambos os públicos devem receber uma dose anual.

É importante destacar que todas as vacinas contra a covid-19 são testadas, seguras e protegem contra os casos mais graves da doença e, até mesmo, o óbito. Para receber a dose é necessário não ter tido a doença com início de sintomas nos últimos 30 dias. No momento da aplicação são indispensáveis, ainda, as apresentações do documento de identificação com foto, do cartão de vacina e do CPF.

Os demais documentos comprobatórios necessários para imunizar cada público estão disponíveis no portal da Prefeitura.

*Com informações da PBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por