Dia da Independência

Desfile do 7 de Setembro volta às ruas de BH após 2 anos e reúne candidatos ao governo no mesmo pala

Luciane Amaral
lamaral@hojeemdia.com.br
06/09/2022 às 21:20.
Atualizado em 06/09/2022 às 21:21

O tradicional desfile do Dia da Independência volta à avenida Afonso Pena, no Centro de BH, depois de ficar suspenso dois anos, por causa da pandemia.

No feriado de 7 de Setembro, dois candidatos ao governo de Minas participam da celebração, que marca o bicentenário da Independência do Brasil.

O governador Romeu Zema (Novo), que concorre à reeleição, abre a solenidade, às 8h. Carlos Viana (PL), que também disputa o cargo, anunciou que vai assistir ao desfile no palanque oficial, na condição de senador.

A solenidade começa com a passagem em revista da tropa pelo governador, acompanhado pelo Comandante da 4ª Região Militar do Exército, General de Divisão Paulo Alipio Branco Valença; pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, e pelo Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra Washington Vieira Barros. Em seguida, todos assistem ao hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas e de Belo Horizonte. 

Às 9h tem início o desfile militar, que, além das tropas do Exército Brasileiro, ainda terá a apresentação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani e da Viatura Blindada Multitarefas – Leve Sobre Rodas 4x4 Lince. Neste ano, o público vai assistir ao desfile de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e alunos da Escola de Sargentos das Armas.

Da cerimônia também participam integrantes da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. E ainda pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que combateram na Segunda Guerra Mundial.

Polícia Militar

A Polícia Militar contará com pelotões do Batalhão de Trânsito e do policiamento ostensivo geral, seguido dos Comandos de Policiamento Especializado, Rodoviário, Meio Ambiente e de Aviação do Estado (COMAVE). 

Também desfilam alunos do Colégio Tiradentes, profissionais da área de Saúde da instituição, discentes da Academia de Polícia Militar e da Banda de Música. O desfile da PMMG será finalizado com a apresentação da tropa do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, a mais antiga da instituição.

O desfile da Polícia Militar termina com a apresentação da tropa do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, a mais antiga da instituição. (Renato Cobucci / Imprensa MG/ Divulgação)

O desfile da Polícia Militar termina com a apresentação da tropa do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes, a mais antiga da instituição. (Renato Cobucci / Imprensa MG/ Divulgação)

Corpo de Bombeiros

Cerca de 400 militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CMMG) também participam das celebrações da Independência, neste feriado. 
Os militares vão usar fardamento e equipamento de proteção individual especializados, como para combate a incêndio urbano e salvamentos em altura.

Um destaque são os cães farejadores que atuam em ocorrências como a do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana, onde auxiliaram os militares na localização dos desaparecidos. E também em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde ajudaram no resgate de vítimas de enchentes e de deslizamentos de terra.

Entre as 21 viaturas que vão compor a tropa motorizada, destacam-se a histórica La France e viaturas de Combate a Incêndio recém adquiridas.  Também serão vistos helicópteros que auxiliam no socorro a vítimas de acidentes, no transporte de doentes graves e de órgãos para transplante  e no combate a incêndios florestais.

A histórica viatura La France usada pelo Corpo de Bombeiros para o combate ao incêndio vai desfilar na Avenida Afonso Pena neste 7 de Setembro (Corpo de Bombeiros / Divulgação)

A histórica viatura La France usada pelo Corpo de Bombeiros para o combate ao incêndio vai desfilar na Avenida Afonso Pena neste 7 de Setembro (Corpo de Bombeiros / Divulgação)

Forças de segurança do Estado

De acordo com o Exército, também participam integrantes da Polícia Civil (PCMG), da Defesa Civil, do Sistema Prisional e do Sistema Socioeducativo do Estado. Destaque, ainda, para pracinhas, antigos integrantes da Força Expedicionária Brasileira, que combateram na Segunda Guerra Mundial.

Guarda Civil Municipal

O cortejo Cívico-Militar de Sete de Setembro também conta com um efetivo de 300 agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. E dos departamentos de Trânsito, de Ordem Pública, de Missões Especiais, de Operações com Cães, além de equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e um pelotão com 20 mulheres. 

Guarda Municipal terá 300 agentes participando do desfile da Independência (Prefeitura de Belo Horizonte / Divulgação)

Guarda Municipal terá 300 agentes participando do desfile da Independência (Prefeitura de Belo Horizonte / Divulgação)

A tropa será conduzida pela Banda de Música da corporação, que irá tocar as tradicionais marchas militares. Uma novidade neste ano é o público infantil, formado, principalmente, por alunos da rede municipal, filhos de servidores e voluntários, que irão desfilar com os guardas municipais. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por