Devotos celebram o Dia de Padre Eustáquio nesta terça-feira (30) em Belo Horizonte. A igreja dedicada ao beato, no bairro que leva o nome dele, conta com uma programação recheada de celebrações com missas, bênçãos, adoração e até barraquinhas.
Serão nove missas ao longo do dia, transmitidas ao vivo pelo Canal Padre Eustáquio no YouTube. As celebrações começaram às 5h e vão até 19h.
No fim de cada missa será realizada a benção de objetos e devotos. Confissões podem ser realizadas no Colégio Marista Padre Eustáquio em dois horários: até 10h30 e das14h30 às 16h.
Beatificação
Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, Padre Eustáquio nasceu na Holanda no dia 3 de novembro de 1890. Filho de uma família muito católica, desde cedo desejou ser padre. Foi um dos três primeiros padres da congregação dos Sagrados Corações enviados ao Brasil.
No dia 16 de maio de 1943 lançou a pedra fundamental da atual Igreja dos Sagrados Corações, conhecida como Igreja do Padre Eustáquio, no bairro Padre Eustáquio. Em 30 de agosto do mesmo ano veio a falecer. Sua partida comoveu toda a cidade de Belo Horizonte.
Em 2003, o Papa São João Paulo II, reconheceu a heroicidade das virtudes de Padre Eustáquio, inscrevendo o nome do religioso na lista dos Veneráveis Servos de Deus, o processo de Beatificação ganhou um novo passo, o de apresentar um milagre para que o sacerdote fosse reconhecido pela Igreja e declarado Bem-Aventurado pela Santa Sé.
O milagre constatado foi a cura de um câncer, por intercessão do Padre Eustáquio, em benefício do padre Gonçalo Belém, de Belo Horizonte, fato comprovado cientificamente. Em 15 de junho de 2006, o processo de Beatificação de Padre Eustáquio foi concluído com a grande solenidade da Festa de Corpus Christi, no Mineirão, em BH.
Programação do Dia do Padre Eustáquio
30/08 – Sexta-feira – Dia do Beato Padre Eustáquio
11h, 13h, 15h, 17h – Santa Missa
18h – Terço pela Canonização
12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h – Missa solene seguida de procissão
Leia mais