Dnit descarta problemas estruturais no Viaduto São Francisco e anuncia projeto de alargamento
Após vistoria, órgão assegurou que dilatação na pista não é rachadura e garantiu segurança no elevado
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou nesta segunda-feira (23) uma vistoria preventiva no Viaduto São Francisco, no Anel Rodoviário, na Grande BH, e descartou problemas estruturais.
Em nota, informou que o elevado está sendo monitorado constantemente e que não há motivo para interdição. Também anunciou que está desenvolvendo um projeto para o alargamento da pista.
A visita técnica foi realizada após a detecção, por câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), de uma dilatação na pista de rolamento entre as vigas do viaduto. Em resposta, o Dnit esclareceu que não se trata de uma rachadura, mas de uma junta de dilatação seca.
Toda vez que é feito o recapeamento, a cobertura asfáltica passa por cima da junta. E como a junta de dilatação se movimenta, acaba aparecendo a separação do asfalto, que se assemelha a uma trinca - mas não é, destacou o Dnit.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) também realizaram vistorias no viaduto. O CBMMG foi acionado às 6h07 para verificar a situação e interditou a via nos sentidos Rio de Janeiro e Espírito Santo por curtos períodos, enquanto a situação era avaliada. Após a vistoria, as pistas foram liberadas sem maiores complicações.
O Dnit ressaltou que a estrutura do Viaduto São Francisco segue estável.
Leia mais