Em Minas, Lula e Alckmin são vacinados contra a gripe no 1º dia da campanha
Presidente está em Montes Claros nesta segunda-feira (7) para acompanhar o anúncio de expansão da fábrica de medicamentos Novo Nordisk

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSD) foram vacinados contra a gripe nesta segunda-feira (7) durante o anúncio da expansão da fábrica de medicamentos Novo Nordisk, em Montes Claros, no Norte de Minas.
A campanha de vacinação começou oficialmente nesta segunda. Mas algumas cidades já tinham antecipada a ação, como Belo Horizonte.
A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Lula tem 79 anos e Alckmin, 72. Ambos fazem parte do público-alvo desta primeira fase da campanha.
O presidente foi imunizado pela médica da presidência Ana Helena Germoglio, e Alckmin, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também é médico.
Para a vacinação deste ano, o Ministério da Saúde adquiriu um total de 73,6 milhões de doses. No primeiro semestre, 67,6 milhões de doses serão distribuídas.
Inverno amazônico
A campanha, este ano, será realizada em dois momentos:
- primeiro semestre (março/abril): nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
- segundo semestre (setembro): na Região Norte, alinhando-se ao período de maior circulação viral na região.
“Enquanto no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste o pico de casos ocorre no outono e inverno (abril a junho), na Região Norte, devido ao clima tropical e ao regime de chuvas, a maior circulação do vírus acontece no segundo semestre, geralmente entre setembro e novembro, o chamado inverno amazônico”, destacou o ministério.
Leia mais: