Moradores de Belo Horizonte contam com mais um local para receber a vacina contra a gripe. Alunos e professores do curso de Enfermagem das Faculdades Kennedy já aplicam a dose na Clínica Escola CASA.
O espaço fica na unidade Prado da instituição, na rua Sarzedo, número 31. O atendimento é feito às segundas, terças, quartas e sextas, das 9h 16h30.
Veja o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Trabalhadores da Saúde e estagiários da área. É necessário o documento de identificação do profissional e declaração das Instituições de Ensino, comprovando que os estudantes já estão cursando a disciplina de estágio supervisionado
- Gestante e puérperas (até 45 dias após o parto). As puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou registo do hospital onde ocorreu o parto.
- Professores dos ensinos básico e superior
- Povos indígenas
- Idosos com 60 anos ou mais. É preciso trazer um documento com foto e cartão de vacinação
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das Forças Armadas
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) - é preciso apresentar relatório médico ou a caixa do medicamento.
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário (urbano e de longo curso )
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde. O chamamento de outros públicos será feito de forma gradativa. O objetivo da campanha de vacinação contra a gripe é reduzir as complicações, internações e óbitos pela infecção pelo vírus influenza.
As doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. É importante destacar que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outros imunizantes.
Na capital as doses também são disponibilizadas nos 152 centros de saúde, das 8h às 17h.