Fiscalização

Falhas nos ônibus em BH rendem mais de 70 autuações por dia

Notificações incluem diversas irregularidades como atrasos nas viagens, portas danificadas, setas com defeito, bancos quebrados e elevadores inoperantes

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 03/02/2025 às 16:50.Atualizado em 03/02/2025 às 20:04.

As más condições dos ônibus do transporte público em Belo Horizonte renderam 26.950 autuações em um ano. A média é de 73 por dia, ou praticamente três a cada hora, conforme balanço de fiscalizações apresentado nesta segunda-feira (3) pela prefeitura. As notificações incluem diversas irregularidades como atrasos nas viagens, portas danificadas, setas com defeito, bancos quebrados e elevadores inoperantes. 

A varredura nos coletivos foi intensificada desde janeiro de 2024 por meio da operação "Tolerância Zero". As autuações se transformam em multas após os prazos de recursos dados às empresas. Segundo a PBH, todas as penalidades desse período ainda "estão sendo processadas e em fase de recurso".

Conforme a administração municipal, as fiscalizações são realizadas nas portas das garagens, nas estações e ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais. O monitoramento também é realizado pelo Centro Integrado de Operações (COP-BH), que acompanha a movimentação dos veículos via GPS.

Quase mil autorizações de tráfego foram recolhidas

Desde janeiro do ano passado foram realizadas 3,9 mil ações de fiscalização. Ao todo, 23.485 ônibus foram vistoriados – alguns mais de uma vez. Além das 26.950 autuações, o pente-fino recolheu 998 Autorizações de Tráfego (ATs) e apreendeu 23 veículos, encaminhados ao pátio do Detran-MG.

De acordo com a prefeitura, desde que as fiscalizações foram intensificadas houve queda de quase 70% no número de veículos abordados que estavam sem a AT válida. "Prova de que há melhoria e mais qualidade no transporte da capital , além de uma mudança de postura por parte das empresas", diz a PBH.

Nesta segunda, mais uma operação "Tolerância Zero" foi realizada. Três veículos foram abordados e três autuações, emitidas - por problemas no freio de porta, na saída de emergência e no dispositivo de limpeza do para-brisa. Um dos veículos teve a AT recolhida.

Foram fiscalizadas as linhas 3350, 30 e 302. A escolha leva em conta as reclamações dos passageiros e o monitoramento do serviço. Os usuários podem ajudar, enviando denúncias de irregularidades por meio do Whatsapp (31) 98472-5715. É importante que a mensagem informe a linha e o número do veículo.

O  Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) informou que as empresas não foram notificadas. E que a partir do recebimento e análise, por parte do corpo jurídico, irão apresentar defesa.

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