Várias famílias aproveitaram a bonita e fria manhã sábado (8) em Belo Horizonte para colocar em dia o cartão de vacina das crianças durante o dia D de imunização contra a paralisia infantil. O Parque Municipal recebeu a visita do Zé Gotinha, mascote da campanha nacional, que ajudou a criançada a receber a gotinha sem medo - é verdade que algumas choraram, mas acabaram recebendo a dose de saúde.
"Hoje é o reforço da campanha contra a poliomielite, uma campanha nacional. É uma doença grave. Temos orgulho de dizer que no Brasil há muitos anos não temos casos da doença. Mas se a gente não mantiver uma cobertura vacinal adequada, acima de 95%, corremos o risco de volta", alerta a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond
Outras vacinas
Também no Parque Municipal e postos extras, está sendo oferecida vacina contra a gripe para as pessoas acima de 6 meses. Muitos adultos aproveitaram também para colocar o próprio cartão em dia. No ponto instalado no parque, quem quiser também pode receber a dose monovalente contra a Covid-19 - aplicada nos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde.
Já nos centros de saúde e serviço de atenção ao viajante todas as vacinas que integram o calendário nacional de vacinação estarão disponíveis e a população poderá atualizar a situação vacinal. Para ser vacinado é necessário apresentar o cartão de vacina para conferência das doses aplicadas.