
As obras de revitalização da Praça Governador Israel Pinheiro, a Praça do Papa, no Mangabeiras, região Centro-Sul de Belo Horizonte, devem ser concluídas nos próximos 80 dias. A previsão da Prefeitura é que as intervenções, que tiveram início em fevereiro do ano passado, terminem até o fim do primeiro semestre.
As obras começaram em fevereiro do ano passado. Atualmente, estão na fase de execução da troca do piso, reforma dos bancos e incorporação da rua entre trechos da praça, ampliando a área de lazer. A praça está interditada desde junho do ano passado.
O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) comentou, em fevereiro deste ano - quando as obras completaram um ano - sobre a demora para a entrega. Na época, o então vice-prefeito afirmou que o município teve um impasse com a fornecedora do piso.
“A Praça do Papa é tombada. Aquelas pedras do piso, são tombadas. Só tem uma empresa no Brasil que faz essa pedra e essa empresa teve problema no maquinário e não estava conseguindo entregar para ninguém. Não podemos chegar e trocar o piso da praça sem a pedra”, disse Damião.
Ainda conforme o Executivo Municipal, todo piso foi demolido e recolocado, seguindo o mesmo desenho e cores do original. Além disso, com a incorporação da rua entre os trechos da praça, o novo espaço vai abrigar brinquedos e equipamentos de ginástica.
O paisagismo também ganha destaque, com irrigação automática, inclusão e revitalização do mobiliário, modernização da iluminação e supressão da atual área do playground integrando à área verde.
Ao todo, foram investidos R$ 11,1 milhões nas obras pela Prefeitura e pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).