
Começaram a ser instalados nesta semana na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, mais de 10 mil metros de defensas metálicas e outros dispositivos de segurança. A previsão é que até o final do primeiro semestre, esteja tudo implantado
A iniciativa da concessionária EPR Via Mineira, que assumiu o trecho em agosto do ano passado, visa reduzir acidentes e garantir melhores condições de trafegabilidade para os motoristas e passageiros.
Desde que assumiu a administração da rodovia, a concessionária tem realizado uma série de ações para restabelecer padrões adequados de segurança, seguindo as diretrizes do contrato de concessão. Além das defensas metálicas, serão instalados terminais absorvedores de energia, terminais tripla onda e balizadores catadióptricos em pontos mapeados a partir de um estudo de segurança viária, considerando trechos com desníveis acentuados e histórico de acidentes.
O que são esses dispositivos e como eles ajudam a salvar vidas?
- Defensas metálicas: são barreiras de proteção que absorvem o impacto de veículos, impedindo que esses se desviem para áreas de risco. Elas são instaladas em pontos estratégicos da rodovia, como em curvas e em trechos próximos a desníveis.
- Terminais absorvedores de energia: localizados nas extremidades das defensas, esses dispositivos funcionam como uma espécie de "amortecedor", diminuindo a intensidade do impacto ao absorver a energia do choque, reduzindo assim os danos aos veículos e ocupantes.
- Terminais tripla onda: têm a função de absorver de maneira mais eficiente a energia de um impacto, oferecendo uma maior proteção em pontos onde o risco é maior.
- Balizadores catadióptricos: pequenos dispositivos que aumentam a visibilidade à noite e em condições de pouca luz, ajudando os motoristas a perceberem melhor os limites da estrada e os obstáculos à frente.
Para garantir a segurança durante as execuções, em alguns pontos da rodovia onde não há acostamento, será necessário realizar desvios no tráfego, sempre com a devida sinalização e aviso prévio aos usuários. De acordo com o gerente de Engenharia, Mauricio Cavalli, serão cerca de três mil metros de defensas metálicas instaladas por mês, seguindo um cronograma progressivo.
"A BR-040 é uma rodovia de grande fluxo e carecia de dispositivos de segurança alinhados às normas atuais. Desde que iniciamos nossa operação, temos trabalhado para corrigir essa lacuna, como já demonstrado pela intervenção na Curva da Celinha durante o Plano de 100 Dias. Agora, avançamos com a ampliação desses dispositivos em todo o trecho concedido, com o objetivo de minimizar riscos e prevenir acidentes graves, oferecendo mais proteção a todos que utilizam a rodovia", informa.
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