Pais e responsáveis de crianças até cinco anos estão aproveitando este sábado (8) para tomar a dose ou o reforço contra a poliomielite. No Dia D de vacinação os 152 postos de saúde da capital estarão abertos, além de alguns pontos especiais, como o Parque Municipal, no centro da cidade.
Atualmente, o índice de crianças menores de 1 ano imunizadas contra a paralisia infantil em Belo Horizonte é 68,5%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
No Parque Municipal a ação ocorrerá paralelamente à Virada Climática, também promovida pela PBH e que inclui sessões de cinema do Festival Natureba, oficinas, apresentações artísticas e debates, além de atrações gastronômicas para os públicos infantil e adulto.
Vale lembrar que é preciso apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina das crianças para avaliação e registro da dose.
O esquema vacinal para menores de 1 ano prevê três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina.
Proteção contra gripe
Neste sábado também será possível garantir vacina contra a gripe para as pessoas acima de 6 meses e a dose monovalente contra a Covid-19 para grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
No Parque Municipal, a vacinação começará às 9h e terá a presença do Zé Gotinha, dos mascotes da Guarda Municipal e dos times América, Atlético e Cruzeiro. Nos postos de saúde, de 8h às 17h.
Já nos centros de saúde e serviço de atenção ao viajante todas as vacinas que integram o calendário nacional de vacinação estarão disponíveis e a população poderá atualizar a situação vacinal. Também é indispensável apresentar o cartão de vacina para conferência das doses aplicadas.