tragédia

Investigação do acidente que matou Marília Mendonça é concluída e será divulgada na segunda-feira

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
12/05/2023 às 17:16.
Atualizado em 12/05/2023 às 17:23
 (Divulgação / CBMMG)

(Divulgação / CBMMG)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu, nesta sexta-feira (12), as investigações sobre o acidente que matou a cantora Marília Mendonça, em novembro de 2021, Piedade de Caratinga, o Leste de Minas.

Em nota, a entidade informou que o resultado das investigações será apresentado na próxima segunda-feira (15). Antes, porém, o Cenipa irá apresentá-lo, primeiro, à família da cantora e das outras quatro vítimas que estavam na aeronave: o produtor e o assessor dela, além do piloto e do co-piloto. 
 
Após a apresentação aos familiares, o relatório final será disponibilizado no site do Cenipa, “como forma de promover o amplo acesso e transparência das informações investigadas" à sociedade.

Investigações da Polícia Civil

Em novembro de 2022, a Polícia Civil já havia informado que a conclusão sobre as causas do acidente só ocorreria após divulgação de relatório do Cenipa. Isto porque o documento é necessário para descartar se houve falha mecânica no momento do acidente. Até então, a principal suspeita é que houve falha humana.

"A investigação perpassa por dois órgãos distintos. A Polícia Civil apura eventual responsabilidade criminal, ao passo que o Cenipa quer mostrar o que ocorreu para prevenir acidentes. Essas investigações se complementam em laudos periciais. Eles nos solicitaram os laudos de necropsia, assim como vamos solicitar os laudos dos motores", explicou o delegado Ivan Lopes na época. 

Segundo o investigador, uma das hipóteses analisadas pela instituição seria se houve algum problema na aeronave que provocou a queda de altitude e, em seguida, o choque contra a rede elétrica.

"Porque o piloto voava tão baixo no local? O que nos falta hoje para concluir investigações é descartar o fator máquina. Se a aeronave teve algum problema mecânico que causou o voo baixo. A gente aguarda hoje a elaboração dos laudos por parte do Cenipa para descartar qualquer falha nos motores", completou o delegado,na ocasião.

Fotos de autópsia vazadas

No último mês, fotos da autópsia da cantora vazaram na internet. Após repercussão do fato, a família acionou a Justiça e suplicou que as pessoas não compartilhassem as fotos. Fãs se revoltaram nas redes sociais e pediram respeito à família em memória da cantora. No dia 17 de abril deste ano, o suspeito de divulgar as imagens foi preso no Distrito Federal.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por