'Artur Superação'

Menino de 17 anos, que teve pernas e dedos da mão amputados, cria vaquinha para ajudar nos gastos

Doações podem ser feitas através do site oficial da Vakinha e também por meio de chave Pix

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
15/09/2024 às 17:29.
Atualizado em 15/09/2024 às 18:07
 (Aequivo Pessoal / Artur Gabriel)

(Aequivo Pessoal / Artur Gabriel)

Artur Gabriel é apenas um adolescente de 17, natural de Belo Horizonte, mas já está tendo que enfrentar um grande desafio. Infectado por uma bactéria agressiva, ele acabou necessitando amputar as pernas e dedos da mão. Precisando de ajuda para adaptar a casa, a família lançou uma vaquinha, como forma de arrecadar dinheiro.

Apaixonado por jogar bola e soltar pipa, o menino era conhecido pela alegria. Porém, no dia 8 de agosto, Artur teve sua vida colocada em jogo. Com uma dor na coluna e no abdômen, o adolescente foi parar no hospital Risoleta Neves. Passou por exames e foi diagnosticado com um pequeno desvio na coluna. Após ser medicado voltou para casa.

Porém as dores persistiram e no dia 11 de agosto a família recorreu desta vez à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após exames iniciais ele teve constatada pressão e oxigenação no sangue muito baixos, sendo encaminhado para internação no Risoleta.

Na unidade hospitalar, ele passou por novos exames, sendo constatada uma pneumonia, com a presença de uma bactéria grave no sangue. Ele foi imediatamente entubado, com um quadro grave. 

Durante o tratamento, os médicos optaram em fazer as amputações das duas pernas e dos quatro dedos da mão direita, como forma de impedir o avanço da infecção. 

Pedro Júnio Moreira de Oliveira é irmão mais velho por parte de mãe do Artur. Assim como os demais familiares, ele esteve a todo momento ao lado do adolescente, que segue internado e sem previsão de alta. “Ele está estável no momento. Estamos aguardando como serão os demais procedimentos e etapas de adaptação da vida dele”.

Vaquinha para ajudar

De família humilde, Artur terá que passar por uma série de adaptações e mudanças na vida. A primeira e mais impactante será a adaptação do local onde ele vive, que não tem estrutura, segundo o irmão. “Nós moramos em uma casa pequena, com cômodos apertados, onde um cadeirante não consegue passar. Estamos com essa dificuldade de saber se mexemos na casa ou se vamos ter que nos mudar”, disse Pedro Júnio.

A família também se preocupa com a locomoção do menino, que terá que realizar diversas sessões e consultas médicas. “Nós moramos muito longe dos hospitais e de locais de atendimento. Não é todo carro de aplicativo que atende cadeirantes e temos medo de quando precisarmos de uma emergência, por isso estamos estudando um carro adaptado”, completou o irmão.

Todas essas situações geram ainda mais gastos para a família, que está pedindo ajuda. “Criamos a vaquinha para ajudar na arrecadação desse valor. Queremos muito tentar garantir um futuro digno para o Artur. Então escolhemos esse método por ter todo tipo de transparência”.

Por ser menor de idade, a campanha de arrecadação foi feita no nome do irmão mais velho, Pedro Júnio Moreira de Oliveira. Por meio do Instagram, na página @artursuperacaoficial, também é possível acompanhar mais detalhes acerca do processo de doação.

Além do site oficial da vaquinha, também é possivel fazer as doações por meio de chaves Pix:

Chave 1 - Email - 5072235@vakinha.com.br
Chave 2: CPF - 166.126.026-86 - Artur Gabriel Moreira Viana

Esperança em um ídolo

Artur é um grande fã de futebol. Atleticano fanático, o menino tem Hulk como um dos maiores ídolos no esporte. E a família quer tentar fazer com que a campanha chegue até o camisa 7 do Galo, como forma de ajuda e divulgação. “O Artur é apaixonado pelo Hulk. Ter a ajuda de um jogador deste nível e reconhecimento iria ajudar muito a nossa arrecadação”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por