Cachaça, pinga, cana ou caninha. Para quem aprecia, o nome pouco importa. O que intessa, mesmo, é o sabor desta tradição mineira cujo processo tradicional de fabricação, em alambique, é declarado, por lei, Patrimônio Cultural de Minas, desde 2007.
E o Estado terá, em breve, o 1º Concurso da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. As inscrições já estão abertas e o evento será realizado de junho a novembro. O público-alvo são os produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana.
“O concurso contempla duas bebidas, que são a cachaça e a aguardente. Entre as várias diferenças dos dois produtos, a cachaça tem que ter uma graduação alcoólica de 38 a 48 graus, numa temperatura de 20 graus centígrados. Já a aguardente tem uma graduação alcoólica de 38 a 54 graus. Mas se o nome da bebida é cachaça ou aguardente, depende do registro, que exige um laudo físico-químico do produto. Se o produtor registrou como aguardente, ela é uma aguardente e o mesmo vale para o nome cachaça”, explica o assessor técnico do Departamento Técnico (Detec) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas (Emater-MG), Lucas Rocha Carneiro.
Categorias do Concurso
Cada participante poderá realizar até duas inscrições, sendo permitida apenas uma inscrição por categoria disponível:
- Cachaça de alambique,
- Cachaça de alambique armazenada,
- Cachaça de alambique envelhecida,
- Cachaça de alambique envelhecida - premium
- Cachaça de alambique envelhecida - extra premium.
Já as categorias de aguardente de cana são:
- Aguardente de cana,
- Aguardente de cana armazenada,
- Aguardente de cana envelhecida,
- Aguardente de cana envelhecida - premium
- Aguardente de cana envelhecida - extra premium.
A inscrição deve ser feita em duas fases: o produtor interessado deve procurar o escritório da Emater-MG do município até o dia 19 de julho e preencher o anexo 1 do regulamento. Após a confirmação da pré-inscrição, deve enviar a documentação e as amostras até o dia 2 de agosto.
O custo operacional da preparação e envio dos documentos e das amostras é do produtor interessado. Clique aqui para ver o regulamento do concurso.