![Segundo a PF, em 2013, o homem teria "praticado atos libidinosos e conjunção carnal com uma menor, na época com 13 anos de idade", em Caeté (PF/Divulgação)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1051872.1738846827:1738846827/image.jpg?f=2x1&w=1200)
Um mineiro de 43 anos foi preso em Portugal e extraditado para o Brasil pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (5). Ele havia sido condenado por estupro de vulnerável em Caeté, na Grande BH, e estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol, desde outubro de 2024.
O criminoso foi condenado a 9 anos e 7 meses por estupro de vulnerável, cometido em agosto e setembro de 2013, quando abusou sexualmente de uma adolescente de 13 anos na cidade mineira. Em setembro de 2018, ele fugiu do Brasil.
Condenado é levado para presídio Inspetor José Martinho Drumond
O homem desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte nesta quarta-feira (5), escoltado por policiais federais. Após passar por exame de corpo de delito, foi encaminhado ao presídio Inspetor José Martinho Drumond, onde ficará à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.
Cooperação internacional entre as forças policiais
Segundo as autoridades, a prisão e a extradição do homem representam importante passo no combate a crimes de abuso sexual de vulneráveis e reforçam a importância da cooperação internacional entre as forças policiais "para garantir que criminosos sejam responsabilizados por seus atos, mesmo quando tentam se esconder em outros países".
Leia mais: