Com o fim do prazo para a realização das convenções partidárias se aproximando, pelo menos cinco legendas devem definir nos próximos dias seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador na corrida eleitoral em Belo Horizonte.
Conforme o calendário das Eleições Municipais 2024, regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos e federações devem deliberar sobre coligações e escolher candidatos até a segunda-feira (5). Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Nesta sexta-feira (2), o Partido Liberal (PL) irá confirmar Bruno Engler como candidato a prefeito. O encontro será às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e contará com a presença do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do senador Cleitinho (Republicanos).
No sábado (3), o Republicanos irá oficializar Mauro Tramonte na corrida pela prefeitura da capital. O jornalista liderou as pesquisas realizadas em julho e contará com o apoio do ex-prefeito Alexandre Kalil.
O partido Novo também iria confirmar Luísa Barreto como candidata neste sábado (3). Contudo, a bancada de vereadores do Novo foi comunicada, na quarta-feira (31), durante reunião com o vice-governador Mateus Simões, que o partido deve fazer coligação com o Republicanos nas eleições municipais de Belo Horizonte.
Com isso, a pré-candidata do partido à prefeitura deve ser a vice na chapa de Mauro Tramonte (Republicanos).
Já no domingo (4), outros três partidos definem os candidatos. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializa a candidatura de Duda Salabert nas eleições municipais.
O Partido dos Trabalhadores (PT) deve homologar a candidatura de Rogério Correia, com o apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido Verde (PV).
Até o momento, quatro partidos homologaram seus candidatos. Veja abaixo:
- Fuad Noman é o candidato do Partido Social Democrático (PSD) à reeleição. A candidatura foi oficializada em convenção no dia 20 de julho.
- Gabriel Azevedo é o nome escolhido pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O presidente da Câmara Municipal teve seu nome confirmado na convenção do partido no dia 27 de julho.
- Indira Xavier foi oficializada como candidata do União Popular (UP) em convenção realizada na última quarta-feira (31).
- Wanderson Rocha será o candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) à prefeitura. A convenção do partido aconteceu no dia 28 de julho.