Obras na BR-381 começam com recuperação do asfalto, roçagem, limpeza e reparos em pontes e viadutos
Governador e ministros participaram de cerimônia que marcou "Plano de 100 Dias" das intervenções e pediram que não haja atrasos
![Trabalhos iniciais começam ainda nesta quinta na rodovia (Ricardo Botelho / MME)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1051961.1738872406:1738872406/image.jpg?f=2x1&w=1200)
Uma promessa de décadas começa a sair do papel: a duplicação da BR-381 em Minas. Importante ligação com o Espirito Santo, o trecho conhecido como "Rodovia da Morte", concedido à iniciativa privada, vai ganhar melhor infraestrutura. O consórcio Nova 381, responsável pelas intervenções, vai investir R$ 9,3 bilhões em serviços operacionais e obras estruturantes.
A cerimônia que marcou o início das obras foi realizada nesta quinta-feira (6) em Belo Oriente, na região do Vale do Rio Doce, com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e dos ministros dos Transportes, Renan Filho (MDB) e de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), jutamente com outras autoridades e representantes da empresa responsável pela revitalização da estrada.
Eles deram início ao que tem sido chamado de "Plano de 100 Dias", período em que serão colocados em prática os trabalhos iniciais do contrato. As intervenções, que serão iniciadas nesta sexta-feira (7), incluem recuperação do pavimento, roçagem da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e drenagens superficiais e serviços de sinalização vertical e horizontal.
"Vamos fiscalizar firme para que esta obra ande rápido e atenda o povo e esta região de desenvolvimento em Minas", disse Alexandre Silveira.
O governador de Minas disse que o Estado fará o que for possível garantir a agilidade das obras. "Qualquer processo que depender de ação do Estado, como licenciamento ambiental, será tratado com prioridade total e eu irei acompanhar pessoalmente para ter a máxima agilidade", destacou.
Concessão da BR-381 entre BH e Valadares
A concessão da BR-381/MG abrange 303,4 km entre Belo Horizonte e Governador Valadares, beneficiando 21 cidades mineiras. O contrato prevê investimentos de aproximadamente R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos, com o objetivo de transformar e modernizar o trecho.