REFORÇO

Ônibus do Eldorado será reativado durante greve do metrô e PBH afirma ter ‘plano de reforço’

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
13/02/2023 às 21:43.
Atualizado em 13/02/2023 às 21:45

(REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

Como forma de atenuar os efeitos da greve dos metroviários, que terá início nesta terça-feira (14), a linha de ônibus E019 (Estação Eldorado/Belo Horizonte) será reativada para atender passageiros que dependam do metrô, enquanto durar a paralisação. 

De acordo com o Governo de Minas, caso a greve do metrô perdure durante o Carnaval, “outras linhas deverão reforçar os quadros de horários nos serviços que fazem o atendimento aos terminais Vilarinho, São Gabriel e Eldorado.”

As informações dos quadros de horários das linhas da região metropolitana estarão disponíveis neste link

Já a Prefeitura de Belo Horizonte declarou que "possui um plano de reforço das linhas do transporte coletivo que atendem as estações Vilarinho e São Gabriel, em caso de greve."

Nesta segunda-feira (13), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG) anunciou que acionou a Justiça para garantir o funcionamento total do metrô de Belo Horizonte.

A companhia disse ainda que “solicitou ao desembargador que seja determinada uma multa diária em caso de descumprimento da decisão judicial".

Porém, Daniel Glória, secretário-geral do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro), afirma que “os representantes dos metroviários não têm conhecimento dessa ação cautelar e que a greve será mantida a partir desta 0h desta terça.”

Greve do metrô 

Os metroviários decidiram pela greve em assembleia realizada na última sexta-feira (11). A paralisação terá início nesta terça (14). Ainda não há informação sobre a duração do movimento.

A reivindicação, neste momento, é pela revogação do leilão do metrô de BH, realizado em 22 de dezembro do ano passado e que foi vencido pela Comporte Participações S/A, de São Paulo, pelo valor de R$ 25.755.111.

A nova paralisação foi anunciada há menos de dois meses da última mobilização que suspendeu o serviço na capital. Em 14 de dezembro, o Sindimetro decidiu que as 19 estações não iriam operar. A greve total foi finalizada em 22 de dezembro, após o leilão da empresa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por