O preço da passagem de ônibus em Belo Horizonte pode aumentar. A possibilidade de reajuste é analisada pela prefeitura, conforme informou nesta terça-feira (17) o superintendente de Mobilidade, André Dantas.
“Reajuste na tarifa é uma decisão que ainda está em andamento. Nós temos um prazo até o final do ano para avaliar os cenários, avaliar o que aconteceu em 2024, os estudos ainda não estão concluídos”, afirmou André.
Caso ocorra o aumento, ainda não há definição sobre os novos valores que serão cobrados dos usuários.
De acordo com o superintendente, uma decisão da Câmara Municipal de Belo Horizonte pode interferir no aumento do valor que o passageiro paga atualmente. Em 4 de dezembro, os vereadores optaram pela rejeição à proposta de isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (INSSQN) para as empresas de ônibus.
“Obviamente, com a não isenção do ISSQN, a gente adiciona um custo desnecessário para o sistema. Não era uma isenção de tributo para empresario. É um tributo que vai e volta. Infelizmente, é uma decisão que temos que respeitar”, completou Dantas.
O último reajuste das tarifas foi em dezembro de 2023, quando o valor da passagem de ônibus em BH subiu de R$ 4,50 para R$ 5,25.