Saúde

PBH amplia teleconsultas para pacientes com suspeitas de dengue ou Covid

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
17/04/2023 às 08:09.
Atualizado em 17/04/2023 às 08:12

(Reprodução/Unimed)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que vai ampliar para esta segunda (17) e terça-feira (18), a oferta do serviço de teleconsultas para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. O serviço voltou a ser ofertado desde o último sábado (15). 

Nesta segunda-feira (17), as teleconsultas podem ser agendadas para o período de 8h30 às 18h30. Já na terça-feira, as consultas serão realizadas das 7h30 às 18h30. A consulta deve ser agendada a partir de segunda às 7 horas, no portal da Prefeitura

Conforme a PBH, o serviço de teleconsultas é uma oferta complementar à rede de saúde do município e faz parte do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses.

Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH. 

Como agendar

A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.

Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o Centro de Saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.

O cidadão deve acessar o serviço por meio do portal da Prefeitura. Após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante toda a realização do teleatendimento.

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