Imitou macaco

Polícia responsabiliza adolescente por ato infracional análogo ao racismo durante jogo do Atlético

Atleticano de 16 anos foi flagrado durante jogo na Arena MRV, em agosto deste ano

Angel Drumond
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/09/2024 às 19:27.Atualizado em 25/09/2024 às 19:42.
Torcedor do Atlético faz gesto racista contra torcida do San Lorenzo (Reprodução/ Redes Sociais)
Torcedor do Atlético faz gesto racista contra torcida do San Lorenzo (Reprodução/ Redes Sociais)

O adolescente de 16 anos flagrado imitando gestos de macaco durante um jogo do Atlético pela Copa Libertadores, em 20 de agosto, cometeu um ato infracional análogo a racismo. A conclusão é da Polícia Civil, que responsabilizou o garoto e enviou o procedimento investigatório à Vara da Infância e Juventude. O Ministério Público irá avaliar possíveis medidas socioeducativas..

A investigação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Apuração de Ato Infracional (Deai). O delito foi cometido pelo jovem durante a partida entre Atlético e San Lorenzo. A delegada Carolina Máximo destacou que o procedimento teve início após o clube mineiro ser acionado e fornecer imagens do estádio.

Os investigadores visitaram a residência do adolescente, que admitiu ter realizado os gestos, alegando que sua atitude foi inconsequente, motivada por provocações da torcida argentina. No entanto, a delegada afirmou que tal justificativa não anula a gravidade do ato, que foi praticado em um contexto esportivo.

A policial ainda ressaltou que a imitação de macaco, mesmo em tom de brincadeira, é considerada uma prática infracional. Além disso, a análise da vida pregressa do adolescente não revelou quaisquer ocorrências anteriores de racismo ou injúria racial.

Por fim, a acusação contra o jovem se baseia no fato de que os gestos foram dirigidos a toda a torcida do San Lorenzo, evidenciando a intenção de ofender coletivamente.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por