Antiga sede do governo

Próxima etapa da restauração do Palácio da Liberdade deve ficar pronta em outubro

Visitação ao prédio histórico segue durante as obras

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
22/07/2024 às 14:58.
Atualizado em 22/07/2024 às 15:40

Deve ser entregue até outubro deste ano a segunda etapa da restauração do Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de BH. Estão previstas reformas no salão de banquetes, sala de visitas e pisos, além de nova iluminação. A terceira e última fase da obra, que inclui melhorias nos jardins, só deve ser finalizada em 2025. O investimento é de R$ 10 milhões.

As informações foram dadas nesta segunda-feira (22), durante cerimônia para a entrega da primeira etapa do restauro da antiga sede do governo de Minas. As intervenções duraram cerca de 18 meses, com a reforma de elementos artísticos, forros, molduras e os espaços chamados Quarto do Governador e Quarto da Rainha, que estavam até com goteiras.

A previsão inicial era que essas intervenções fossem concluídas em abril do ano que vem. “Vamos conseguir terminar tudo bem antes do prazo porque nós dobramos a equipe e fizemos uma força-tarefa para entregarmos ainda este ano (a segunda etapa) para não atrapalhar a visitação do palácio”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Segundo ele, todos os recursos para a recuperação interna do palácio já estão garantidos. Já as reformas da iluminação e dos jardins serão financiadas pelo Ministério Público, por meio da Plataforma Semente, que subsidia os promotores de Justiça na seleção de projetos de relevância socioambiental em Minas.

Reforma no Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade passa por uma série de reestruturação, com o objetivo de manter as características e possibilitar o uso do bem cultural. A visitação não foi suspensa durante o restauro.

A última obra no Palácio da Liberdade havia sido concluída em 2006, após infiltrações que prejudicavam o prédio e o acervo artístico.

As obras do Projeto de Conservação e Restauro do Palácio da Liberdade foram acompanhadas pelo lepha-MG, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por