Eleições municipais

PSDB e Cidadania lançam vereadores em convenção, mas não confirmam João Leite na disputa à PBH

Partidos tem até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
22/07/2024 às 16:12.
Atualizado em 22/07/2024 às 16:55

Ex-deputado João Leite (esq.), secretária-geral do Cidadania BH Cláudia Lima (centro), presidente da Federação PSDB Cidadania Luzia Ferreira (dir.) participaram da Convenção (PSB / Divulgação)

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania se reuniram nesta segunda-feira (22), a portas fechadas, para definir os candidatos a vereador nas eleições em Belo Horizonte. A indicação para concorrer à prefeitura não foi feita. Presente no encontro, o ex-deputado estadual e ex-vereador, João Leite, segue como pré-candidato do PSDB.

De acordo com a presidente da Federação Municipal e do Cidadania BH, Luzia Ferreira, João Leite se colocou como pré-candidato e à disposição para concorrer, mas a situação ainda será avaliada e definida futuramente.

“Nós acatamos essa disponibilidade do ex-deputado de concorrer e vamos amadurecer, junto com outros partidos, para construir coligações. Então, este assunto voltará em uma segunda deliberação, em data a ser definida”.

Em conversa com a imprensa, João Leite disse que este é o momento de fazer discussões para a tomada de decisão.

“Desde o início eu tinha um entendimento com a federação PSDB e Cidadania da minha pré-candidatura. Eu sou pré-candidato, como também os pré-candidatos à Câmara Municipal e os outros também. Esse é o momento de fazer essa discussão com os outros”.

De acordo com as determinações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Candidatos a vereadores

A Federação PSDB Cidadania oficializou, na manhã desta segunda-feira (22), o lançamento da chapa completa com 42 candidatos à Câmara Municipal. Ao todo, serão 26 homens e 16 mulheres candidatos a vereadores e vereadoras em Belo Horizonte.

Ambas as siglas não contam com representantes na Câmara Municipal de Belo Horizonte e uma das estratégias é justamente proporcionar um aumento da presença feminina na política de BH. “Tanto o PSDB quanto o Cidadania fizeram um esforço para ter mais mulheres na chapa do que o número mínimo previsto na cota de 30%, com o objetivo de incentivar mais mulheres a participarem ativamente da política”, completa Luzia Ferreira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por