Belo Horizonte é conhecida, nacionalmente, como a capital dos bares. No entanto, o funcionamento deles é, recorrentemente, alvo de reclamações por parte da vizinhança. Horários de funcionamento, controle de ruídos, normas de higiene e segurança são alguns dos temas que serão discutidos na Câmara Municipal da capital nesta sexta-feira (26).
Os impactos no trânsito e estacionamento envolvendo bares e restaurantes também serão debatidas na audiência pública da Comissão Especial de Estudo - Modernização do Código de Posturas, que terá como objetivo de rever as regras nos itens citados para adequar as normas à realidade da capital mineira.
A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube e os interessados podem encaminhar dúvidas, comentários e sugestões por meio de formulário.
Os convidados esperados são o secretário municipal de Política Urbana, João Antônio Fleury Teixeira, e os subsecretários municipais de Fiscalização, José Mauro Gomes, e de Regulação Urbana, Lívia de Oliveira Monteiro.
Estão previstas as presenças dos presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), José Anchieta da Silva, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – MG), Karla Rocha, e do presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior.
Também foram convidados representantes da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), José Pedro de Alcântara Neto, da Associação dos Moradores de Lourdes (Amalou), do Piratas Bar e Restaurante Ltda., Marlon Saraiva; e dos bares da Cleidir, Point do Mercado e do Parrilla do Prado Gastrobar.