Secretaria de Saúde libera reabertura de parques após redução do risco de febre amarela

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
15/05/2017 às 18:03.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:34

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) autorizou a reabertura dos parques das Mangabeiras e da Serra do Curral, na região Centro-Sul, e Jacques Cousteau, no bairro Betânia, na região Oeste da capital. Esses locais foram interditados no início do ano de forma preventiva como medida de proteção à população contra a febre amarela, após primatas serem encontrados mortos dentro dos limites ou nas proximidades das áreas verdes.

iante do atual cenário bem sucedido em relação ao enfrentamento da ameaça da febre amarela na capital: sem casos contraídos em Belo Horizonte e alta cobertura vacinal".  Mesmo com os riscos diminuídos, a SMSA recomenda que os frequentadores dos parques fiquem atentos em relação à vacinação contra a doença. 

O Parque das Mangabeiras já vai abrir nesta terça-feira (16) para visitas de alunos de escolas públicas, segundo a Fundação de Parques Municipais (FPM). Em relação ao Serra do Curral, a entidade informou que o parque continua passando por manutenção e deve ser reaberto para visitação do público em geral nas próximas semanas, ainda sem data definida.

Já em relação ao Jacques Costeau, haverá nesta terça-feira (16) uma reunião para decidir sobre sua reabertura. A fundação explicou que as equipes de manutenção terão que ser realinhadas para que o trabalho seja feito em tempo hábil até que a visitação seja liberada. 

Primatas

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que "a prefeitura mantém o monitoramento de morte de primatas, que é uma medida sentinela na prevenção e controle da febre amarela. A observação desse aspecto foi importante na decisão, visto que houve redução no número de macacos encontrados mortos em Belo Horizonte."Até agora, dos 45 animais encontrados mortos, de acordo com o órgão, 11 deram negativo para a doença, três deram positivos (Regionais Venda Nova, Centro-Sul e Oeste) e 31 permanecem pendentes.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por