
Diariamente, 58 multas são aplicadas a motoristas que desconsideram os avisos para manter distância das faixas exclusivas para ônibus, em ruas e avenidas de Belo Horizonte. O desrespeito se traduz em 10.462 infrações flagradas pela BHTrans, de janeiro a junho deste ano.
As faixas e pistas exclusivas foram implementadas no início de 2014 para agilizar o deslocamento do transporte público, diminuindo o tempo das viagens. “O objetivo é priorizar o transporte público nos principais corredores da cidade”, explica o supervisor da gerência de Apoio Operacional da BHTrans, Gustavo Morais. Por meio das faixas exclusivas, afirma ele, foi possível cumprir o quadro de horários dos ônibus e deixá-los mais atrativos.
Na capital, 16 radares foram instalados para monitorar faixas exclusivas. Quatro estão em operação na avenida Nossa Senhora do Carmo, na zona Sul, dois na avenida Augusto de Lima (Centro), dois na rua Waldyr Soeiro Emrich (Barreiro) e oito nas avenidas Cristiano Machado (Leste) e Antônio Carlos (Pampulha). A prefeitura arrecadou, em seis meses, R$ 556 mil com as multas aplicadas por esses equipamentos.
A falta de conscientização de alguns motoristas de carro, que invadem a área reservada ao transporte público para fugir de congestionamentos, compromete a mobilidade ao deixar o sistema de transporte menos eficiente, segundo a BHTrans.
AMPLIAÇÃO
Para tentar intimidar o motorista a não cometer esse tipo de infração, novos radares serão instalados. Duas licitações para aquisição de mais equipamentos de monitoramento eletrônico devem ser concluídas até dezembro.
A quantidade de aparelhos não é especificada porque a concorrência aponta apenas o número de faixas e pistas a serem monitoradas. Ao todo, serão 351 trechos em corredores do Move e 827 em pistas mistas (onde circulam ônibus comuns e do Move). A expectativa é a de que o serviço esteja em operação no início de 2015.
“Se os motoristas de carro não trafegassem pela faixa exclusiva, as viagens seriam mais rápidas”, diz a funcionária pública Anna Lúcia Gomes, de 36 anos. Ela mora na Pampulha e vai todos os dias de Move para a área hospitalar.
O engenheiro civil e mestre na área de transporte Silvestre Andrade apoia a iniciativa de ampliação do número de radares. “Sem fiscalização, a ideia de priorizar o transporte público fica prejudicada. O ônibus carrega de 60 a 70 pessoas e, por isso, deve ter prioridade no tráfego”.
Multas a motoristas de caminhão
De janeiro a junho, 371 multas foram aplicadas a condutores que desrespeitaram a restrição de circulação de carretas e caminhões, nas avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo.
Além disso, a BHTrans multou 27.428 motoristas por avanço de sinal.